<i>Documento</i> Verde é regresso a 24 de Abril
O PCP realizou em Peniche, no dia 5, um encontro regional de Leiria sobre o Poder Local Democrático que contou com a participação de eleitos e activistas do Partido e da CDU do distrito. Durante os trabalhos foi feita uma avaliação dos dois anos de mandato autárquico dos eleitos da CDU nos nove concelhos onde a coligação está representada: nomeadamente em Peniche, onde detém a maioria na Câmara; Marinha Grande, onde é a segunda força, com três eleitos; e Alcobaça, onde elegeu um vereador nas últimas eleições. Sublinhado foi também o relevante papel desempenhado pelos eleitos da CDU no seu conjunto, quer pela intensa actividade que desenvolvem nos órgãos em que participam quer também na luta que travam pela resolução dos problemas das populações.
No encontro participou Jorge Cordeiro, do Secretariado e da Comissão Política do CC, que na sua intervenção fez uma forte crítica ao chamado Documento Verde do Governo para o poder local. Em sua opinião, as «propostas anunciadas e com a cobertura do programa de agressão e submissão que PSD, CDS e PS subscreveram, visam liquidar a autonomia das autarquias e reconstituir um modelo de dependência e subordinação existente até ao 24 de Abril».
O dirigente comunista, referindo-se às propostas do Governo, acrescentou ainda que estas constituem um «verdadeiro programa de subversão do poder local democrático, um ajuste de contas dos partidos da política de direita com uma das mais importantes conquistas de Abril».
Os participantes no encontro aprovaram uma moção onde expressam a sua «total rejeição» do pacto de agressão acordado entre PS, PSD e CDS com o FMI e a UE e a sua oposição às medidas constantes no Documento Verde.